Trabalhe Conosco | Contato

Curiosidades

Já ouviu falar da cidade mineira de Esmeraldas? Conheça aqui 

Que tal viajar por destinos bem próximos de Belo Horizonte para fugir um pouco da agitação? Conheça a cidade de Esmeraldas, localizada na região metropolitana de Belo Horizonte.

O distrito foi criado com a denominação de Santa Quitéria em 1832-1891, mas a partir do ano de 1943 recebeu seu nome atual. Conta-se que a cidade recebeu esse nome em referência ao bandeirante Fernão Dias Paes Leme, pelo fato da cidade fazer parte da rota dos bandeirantes, e alguns componentes da bandeira dele encontrarem pedras verdes na região, parecidas com esmeraldas, mas que na verdade eram turmalinas.

Para os turistas que desejam conhecer o local, Esmeraldas dispõe de belas paisagens, passeios e pontos turísticos, como por exemplo, o Casarão Santo Antônio, a Igreja de Santa Quitéria, a Fazenda Serra Negra, a Igreja de Santana, o Mirante, além de lindíssimas cachoeiras. (Veja abaixo mais informações sobre alguns pontos turísticos)

Também há diversas opções de hotéis e pousadas para todos os gostos, oferecendo todo sossego, conforto e lazer para os hóspedes. Pra quem quer tranquilidade e belas paisagens, Esmeraldas é um destino incrível, vale a pena conhecer!

Casarão Santo Antônio

O casarão Santo Antônio é um solar antigo, com arquitetura colonial que se destaca na paisagem pela sua imponência. Foi residência de José Teixeira da Fonseca Vasconcelos, o visconde de Caeté, primeiro presidente da Província de Minas Gerais e também senador, entre os anos de 1826 e 1838.

Fazenda Serra Negra

Patrimônio histórico e paisagístico, é de grande importância na história mineira, por ter sido a Usina da Serra Negra a primeira a fornecer energia à cidade. Pertenceu à Sra. Ana Felipa de Santiago e localiza-se próximo à MG 60, que liga Esmeraldas à Betim.

Mirante

Local turístico que proporciona uma bela visão panorâmica da cidade, onde também está situada a capela de Nossa Senhora Aparecida e o Cristo Redentor.

Veja abaixo algumas fotos da cidade:

Voltar