Trabalhe Conosco | Contato

Curiosidades

Goiabada com queijo 

Para muitos, Romeu e Julieta é a história de um jovem casal italiano contada por Shakespeare. No drama, nasceram um para o outro, mas pertencem à famílias rivais. No Brasil as coisas são um pouco diferentes: a dupla batiza uma das sobremesas mais emblemáticas da doçaria nacional, o queijo com goiabada.

A goiabada é um doce típico da comida caipira (sul do Brasil) e consumido em quase todo o mundo. Surgiu no Brasil quando a goiaba foi usada por colonos portugueses como substituta para confeccionar a marmelada.

Assim como a marmelada, a goiabada é feita com consistência bastante firme, composta por goiaba, água e açúcar. A forma artesanal é geralmente apresentada em caixas de madeira e possui o formato de um tijolo. Já a forma industrializada, vem em latas redondas.

A goiabada acompanhada de queijo, em especial o queijo tipo minas, forma o Romeu e Julieta, tradicional sobremesa brasileira. Esse doce simples e de sabor inconfundível, é extremamente popular na culinária brasileira e presente em todas as classes sociais pelo fácil acesso.

Voltar