Trabalhe Conosco | Contato

Curiosidades

Conheça o Museu de Artes e Ofícios 

O Museu de Artes e Ofícios (MAO), conta a história e as relações sociais do trabalho no Brasil. O público também pode conferir objetos, instrumentos e utensílios de trabalho preservados do período pré-industrial brasileiro que deram origem a algumas das profissões contemporâneas.

Ele está instalado em Belo Horizonte, no conjunto histórico da antiga Estação Central da Estrada de Ferro Central do Brasil, na Praça Rui Barbosa, mais conhecida como Praça da Estação e ocupa dois prédios, agora restaurados e tombados pelo patrimônio público. A prefeitura de BH ainda incluiu na implementação a recuperação da Praça da Estação, marco inaugural da cidade.

Quem fundou o museu foi a empreendedora cultural Ângela Gutierrez. A coleção era de seu pai, Flávio Gutierrez e ele adorava colecionar os mais diversos objetos pertencentes aos artesãos do passado. Tudo estava guardado num galpão de sua fazenda, até resolver organizar este museu em 2005, que é o único da América Latina dedicado totalmente ao tema.

O acervo dispõe de 9000m² e mais de 2000 mil peças do século XVIII ao XX, utilizadas nas mais variadas profissões, onde se pode ver toda a evolução do trabalho. Além disso, tem alto nível de tecnologia, com suporte de recursos museográficos e de ações educativas. É um dos museus mais bem estruturados do Brasil em termos de organização, estrutura para as exposições e uso de recursos audiovisuais.

No mesmo local funcionam ainda hoje uma estação de metrô e um ramal ferroviário. Isso aproxima o trabalhador, já que por lá transitam milhares de pessoas diariamente. Para quem quer saber um pouquinho mais do passado e das origens de muitas profissões, o passeio é imperdível!

Veja abaixo uma galeria de fotos do MAO:

 

Horário de funcionamento:

Segundas-feiras: fechado para manutenção

Terças e sextas-feiras: 12 às 19 horas

Quartas e quintas: 12 às 21 horas, sendo que das 17 às 21 horas a entrada é gratuita

Sábado: 11 às 17 horas – entrada gratuita

Domingos e feriados: 11 às 17 horas

*A bilheteria fecha 30 minutos antes do horário de encerramento do Museu. Após esse horário não é permitida a entrada.

*Diariamente, das 9 às 12 horas o horário é reservado exclusivamente para grupos que fizeram agendamento prévio.

Informações adicionais: para escolas públicas e ONG’s a entrada é gratuita, no entanto é necessário agendamento prévio através do telefone ou site.

Para escolas particulares, é cobrada meia entrada somente com agendamento prévio.

O valor da entrada é R$ 5,00 inteira e R$ 2,50 meia.

Endereço: Praça Rui Barbosa, 600 (Praça da Estação) – Centro

CEP 30160-000 – Belo Horizonte/MG

Telefone: (31) 3248-8600

Email: info@mao.org.br

 

 

 

Voltar